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Começando a conhecer o helicóptero

Entre os diversos tipos de helicópteros existentes, aqueles que possuem um rotor principal e um rotor de cauda representam a maioria absoluta. Este tipo de máquina possui uma grande diversidade de equipamentos e componentes que, funcionando harmoniosamente, vão permitir que ela cumpra, com eficiência e segurança, a sua função primordial: VOAR

Excluindo-se a fuselagem, que corresponde ao fim propriamente da existência de qualquer aeronave porque é nela que estão reservados os espaços necessários para acomodar tripulantes, passageiros e cargas, pode-se dizer que o componente primordial de qualquer helicóptero é o seu rotor principal. Todos os outros componentes que iremos discutir nesta oportunidade (rotor de cauda, motor, roda livre e caixas de transmissão) são vitais para o helicóptero, no sentido de que não se pode prosseguir no vôo normal se houver falha de qualquer um deles. 

 

O rotor principal é primordial por dois motivos: porque é ele que produz a sustentação que autoriza o vôo, permitindo, através de manobras coordenadas do piloto, que o helicóptero se mova para cima e para baixo, para a frente e para trás e ainda para os lados e porque uma falha de rotor principal, geralmente, tem conseqüências catastróficas. 

Como é necessário aplicar um torque (força?) considerável ao mastro (eixo) do rotor principal para fazê-lo girar na velocidade adequada, por reação, a "cabine" tenderia a girar na mesma velocidade, mas em sentido contrário. 

Para evitar que isto aconteça, instala-se na retaguarda da aeronave um rotor auxiliar com o objetivo de produzir uma tração no sentido conveniente para anular o torque do rotor principal. É por isto que ele é chamado de rotor antitorque ou, simplesmente, de rotor de cauda. Se adaptarmos a esse rotor um dispostivo qualquer que permita controlar o valor de tração que ele produz, poderemos pilotar a aeronave em direção, fazendo-a girar, no pairado, para a direita ou para a esquerda. 

  
    

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